Banner Blog

Lareiras

25/06/2019 / 3 meses ½ atrás

Descubra os acessórios básicos para que você possa desfrutar o máximo de sua lareira

Descubra os acessórios básicos para que você possa desfrutar o máximo de sua lareira

# Acessórios para lareiras

Quais são? Como podem facilitar e trazer proteção para o uso de sua lareira.

Após a escolha de sua lareira, é necessário pensar em alguns itens importantes para facilitar o seu manuseio e garantir a segurança da família.

Os acessórios para lareira são criados para segurança e facilitar a mobilidade da lareira, mas possuem um aspecto totalmente decorativo.

Ajudam a compor o ambiente, por isso além da escolha pela praticidade, é necessário dar uma atenção ao aspecto decorativo dos acessórios. 

É necessário que tenham bom acabamento e beleza estética para decorar com elegância o seu ambiente.

Se sua lareira for um calefator ou uma tradicional lareira aberta de ferro, itens indispensáveis são porta lenhas e um conjunto de limpeza.

Sendo sua lareira de alvenaria, além desses itens, são importantes acessórios como grelha com porta cinzas e uma tela de proteção.

O fole é um dos acessórios mais charmosos, pode ser agregado para qualquer tipo de lareira.

Um bom porta lenhas irá assegurar a organização das lenhas a serem utilizadas. Nada de ficar guardando lenha em qualquer canto dentro de casa.

É necessário organização para manter a boa aparência.

Um bonito porta lenhas irá contribuir na organização e na decoração do seu ambiente.

Escolha um modelo com um designer que venha agregar valor a sua decoração, pois lembre-se quando o inverno passar, o porta lenhas continuará decorando o ambiente de sua casa, seja na sala, quarto ou onde estiver localizada a sua lareira.

 

 

O kit de limpeza ou tocheiro, como também é conhecido, é essencial para facilitar a hora da limpeza da lareira, ou, quando necessário mexer nas lenhas em brasa.

Um bom kit é composto por quatro peças de grande utilidade: Pá, Vassoura, Tenaz e Atiçador.

 

A pá irá e vassoura irão ser úteis diretamente na limpeza da lareira.

A tenaz é muito importante caso necessário pegar uma madeira em fogo ou brasa.

Caso ocorra algum acidente e caia no chão uma madeira em chamas ou em brasas, rapidamente você consegue fazer o manuseio da mesma com a utilização de uma tenaz.

O atiçador serve para mexer as brasas e atiçar o fogo.

 

Lembre-se: o Kit de limpeza estará inserido na sua decoração assim como o porta lenhas, portanto, escolha o designer, a cor que mais lhe agrada.

A tela de proteção, como o próprio nome diz, é uma tela que irá proteger a boca de sua lareira de alvenaria, impedindo que fagulhas de fogo possam cair em seu ambiente.

Uma tela de boa qualidade é confeccionada em inox, tem que ser bem esticada, e, com um belo designer, pois ela estará à frente de sua lareira.

Os modelos variam muito, pois dependerá muito do formato de sua lareira de alvenaria.

 

Lareiras de alvenaria também precisam de grelhas com gavetas coletoras de cinzas.

A grelha para lenhas organiza as lenhas dentro da lareira, além de facilitar a queima, pois o oxigênio irá ter espaço para circular.

A gaveta coletora ou porta cinzas é bem prático, pois toda cinza derivada da queima cairá direto na gaveta. Facilitando a limpeza e manutenção da lareira de alvenaria.

 

Como estará em contato direto com o fogo, tanto a grelha quanto a gaveta necessitam ser confeccionados em chapa resistente ao fogo o máximo possível. Esse é um detalhe importante na hora da escolha. Chapas finas não serão resistentes ao fogo por muito tempo.

O fole, de forma bem simples, é um soprador de vento, cuja função é facilitar o acendimento de sua lareira, uma vez que aumentará a entrada de oxigênio.

São peças bonitas, que entraram com certeza na sua decoração.

Em geral, são confeccionados com madeira e couro, sendo suas laterais com grandes tachas, como a foto abaixo:

 

Acessórios perfeitos são aqueles que funcionam realmente, não apenas ocupam lugar, digamos assim. E, ao mesmo tempo sejam bonitos e decorativos.

Esses são os acessórios básicos utilizados em uma lareira. Cada um com uma função, mas o resultado é facilitar ou trazer segurança para que você possa transformar o seu momento em volta de uma boa lareira o mais agradável possível.

Então, escolha um bom vinho e desfrute ao máximo de sua lareira!

Conta pra gente o que achou!

NEWSLETTER

Digite seu e-mail

Não se preocupe, também não gostamos de SPAM :)